A matéria “Partidos se mobilizam para não perder prazos da eleição municipal”, publicada no jornal O Tempo, de hoje (30), traz o posicionamento do presidente estadual do partido, Senador Carlos Viana, frente às questões da pandemia e as eleições municipais.
““Estamos finalizando os processos de nomeação de comissões, cada uma delas com suas chapas montadas. Temos tido atrasos porque o TRE também está trabalhando remotamente e muitos estavam com a documentação por ser atualizada, como prestação de contas e outros detalhes burocráticos. Vamos cumprir os prazos de 4 de abril, mas entendo que, para outubro, a eleição ficou comprometida. Não sabemos quanto tempo a pandemia vai durar ou quantos brasileiros serão infectados”, afirma Viana.
O senador defende que as eleições sejam adiadas para o final do ano, mas avalia que a convocação de eleições gerais (unindo as votações para presidente da Republica, governador, prefeito, senadores, deputados federais, depuados estaduais e vereadores) exige uma discussão mais aprofundada com a sociedade.
“Um prazo maior dentro de 2020 é possível e pode ser feito por meio de ofício do TSE. Já uma eleição geral, seria necessário uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Neste caso, entendo que o TSE deveria fazer uma consulta à população”, diz Viana.”
Leia a matéria na íntegra: https://www.otempo.com.br/politica/partidos-se-mobilizam-para-nao-perder-prazos-da-eleicao-municipal-1.2318638