O presidente do PSD Minas Gerais, senador Alexandre Silveira, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (30), na sede do partido, em Belo Horizonte, com cerca de 50 representantes do PSD Mulher mineiro em comemoração ao mês das mães. O encontro, organizado pelo movimento feminino liderado por Lenita Noman, contou ainda com a presença do deputado estadual Cássio Soares; do prefeito da capital, Fuad Noman, e do presidente do PSD BH, Adalclever Lopes.
“Para fazer a boa política, aquela que acredito, que gera resultados concretos na vida da nossa sociedade, é preciso estar cercado de boas pessoas. E as mulheres tem participação fundamental neste processo. É cada vez mais importante que elas participem ativamente da vida pública”, afirmou Silveira.
Durante sua fala Lenita Noman ressaltou o apoio do partido ao movimento e afirmou que é preciso uma maior participação feminina na política. “Somos a maioria do eleitorado e mesmo assim nossa representatividade em todos os níveis ainda é muito pequena. Apenas com mulheres encorajadas e empoderadas é possível mudar essa realidade. Para que se tenha uma democracia plena é preciso que nós tenhamos mulheres participando das decisões do nosso país”.
Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política, segundo ranking da União Interparlamentar (UIP). No Parlamento brasileiro, o maior aumento da representação de mulheres, desde a implantação do direito ao voto feminino em 1932, ocorreu em 2018, quando as eleitas chegaram a 15% do total de cadeiras da Câmara e Senado.
O prefeito da capital mineira, Fuad Noman, destacou a importância da participação e do empoderamento feminino. “A mulher é capaz de fazer qualquer coisa. Elas possuem uma liderança nata. A mulher não pode ser vítima da sociedade como vem sendo, é preciso fortalecimento feminino. É preciso uma maior participação das mulheres para construção de um país melhor”.