Encontro do PSD Nacional apresenta diretrizes e objetivos para 2022

Pacificar e unir o país, lançar candidatura própria a presidente da República, ampliar as bancadas no Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas, lançar o maior número de candidatos possível aos governos estaduais, aumentar a diversidade na vida partidária e nas disputas eleitorais. Esses são alguns dos compromissos anunciados pelas lideranças pessedistas para o ano de 2022. O Manifesto de Brasília foi lido e aprovado por centenas de integrantes do partido durante o Encontro Nacional do PSD, na manhã desta quarta-feira (24/11), em Brasília.

Em mais um momento histórico protagonizado pelo PSD, o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, formalizou o convite para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, seja o candidato a Presidência da República em 2022.

Junto com Kassab, o presidente do PSD em Minas, Alexandre Silveira, foi um dos responsáveis pela vinda do senador Pacheco para o partido, e reiterou a importância de se lançar um candidato a Presidência nesse momento de conflitos políticos e desafios para o país. Silveira afirmou que o presidente do Senado é “a maior revelação da política nesse momento”, político que alia juventude e experiência, compromisso com o trabalho e elevado espírito público. “Toda vez que o país clama e atravessa uma crise, Minas empresta ao Brasil seu espírito mineiro. E agora, nós temos a alegria de ter a esperança e o otimismo para trabalhar na construção da boa política, apresentando ao Brasil o nosso futuro presidente da República, 55, o presidente Rodrigo Pacheco”, afirmou Alexandre Silveira.

Em consonância com o Manifesto de Brasília, Silveira se comprometeu a dobrar as bancadas do PSD mineiro nas eleições do ano que vem, após ressaltar que o partido tem crescido como resultado de um sonho de muitas pessoas comprometidas com os interesses maiores do Brasil.

Pacheco lembrou a importante liderança do ex-presidente Juscelino Kubitschek que inspira os membros do PSD e se colocou como um “soldado e militante do partido para servir ao Brasil”. Segundo o senador, é preciso acabar com a polarização que divide o Brasil e buscar uma unidade, uma pacificação que saia em defesa de um país mais igual. “Para termos um país mais justo, é fundamental defender os municípios. Não é de Brasília que saem as grandes soluções, é dos municípios que saem as grandes políticas para ajudar efetivamente as pessoas que ali vivem”, afirmou o presidente do Senado.

De Minas, participaram do Encontro Nacional o senador Carlos Viana; o deputado federal Diego Andrade; os estaduais Cássio Soares e Gil Pereira; o prefeito e o vice-prefeito da capital, Alexandre Kalil e Fuad Noman, além de dezenas de prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas, vereadores e vereadoras. Como na sequência do evento houve o Encontro Nacional do PSD Mulher, a coordenadora do PSD Mulher de Minas Gerais, Lenita Noman, também estava presente com uma comitiva de mais de 100 mulheres do partido vindas de todas as regiões do Estado.

Mineiros destacam crescimento do PSD

Durante o Encontro Nacional, parlamentares de Minas falaram sobre o crescimento do partido ao longo dos seus 10 anos de existência ressaltando as capacidades de liderança dos presidentes nacional e estadual, Gilberto Kassab e Alexandre Silveira. “Nós, do PSD, temos a maturidade política que veio com os nossos erros e acertos, maturidade que veio de um partido comprometido com construção da democracia, com o combate à corrupção e com as pessoas que sofrem com a desigualdade”, assinalou o senador Carlos Viana.

Para o deputado federal Diego Andrade, o partido trabalha de forma integrada sob a liderança do maestro e presidente Kassab, que sabe somar as qualidades de cada um e fazer o partido crescer. “Estamos juntos na Câmara para fortalecer esse partido e para ajudar na construção de propostas boas para o país, demonstrar para todo o Brasil as qualidades do nosso partido”, disse o deputado, lembrando o momento de coleta de assinaturas em Minas, ao lado de Alexandre Silveira, para a criação do PSD.

Segundo o deputado estadual Cássio Soares, é gratificante ver todos unidos em prol de melhorias para os mineiros, que só são possíveis de ser implementadas com a boa política e muito trabalho. “Nunca tivemos um momento tão proveitoso com a participação de tantos mineiros em posição de destaque”, disse Cássio Soares.

Para o deputado Gil Pereira, o dia 24 de novembro de 2021 entrou na história, “pois o nosso partido apresentou um programa para Minas e para o Brasil, uma vida melhor, de qualidade para os mineiros e brasileiros, principalmente para as pessoas mais simples, que estão passando dificuldades”.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, afirmou que o PSD está unido e será, sem dúvida nenhuma, o maior partido em 2022. Para ele, o crescimento e a força do partido reforçam o compromisso de todos os pessedistas de “acabar com fila do osso no lixo, de acabar com irresponsabilidade, com a divisão”. Kalil lembrou que tudo isso passa pela candidatura do senador Pacheco a Presidência da República e pela liderança do presidente Gilberto Kassab.

Manifesto

Referendado por senadores, deputados, prefeitos, governadores, dirigentes e filiadas e filiados de todo o País, o Manifesto de Brasília defende, entre outros pontos:

* Prática da boa política permanente, com diálogo e sem fazer oposição por oposição;

* A existência de um estado mínimo e centrado nas prioridades sociais;

* O enfrentamento das questões sociais e a busca por menos desigualdade no País;

* Defesa intransigente da ciência, tecnologia e informação para o Brasil;

* O estímulo ao empreendedorismo e o foco na sustentabilidade para o desenvolvimento;

Confira a íntegra do MANIFESTO DE BRASÍLIA:

Brasília, 24 de novembro de 2021

O Partido Social Democrático (PSD) realiza no dia 24 de novembro de 2021, no Centro de Convenções do Royal Tulip, em Brasília/DF, o ENCONTRO NACIONAL DO PSD. Os participantes, filiadas e filiados ao PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO, legenda que possui nos seus quadros 12 senadores, 35 deputados federais, dois governadores, mais de uma centena de deputados estaduais, centenas de prefeitos e vices, milhares de vereadores, dirigentes e militantes de Norte a Sul do País, reafirmam o compromisso do partido, de estar voltado para os interesses maiores do Brasil e deliberam, após consultas e debates, proclamar o Manifesto de Brasília, com as seguintes diretrizes para 2022:

1. Lançar candidatura própria para presidente da República;

2. Aumentar a diversidade na vida partidária e nas disputas eleitorais, privilegiando a participação de mulheres, jovens, negros e minorias;

3. Ampliar a bancada na Câmara dos Deputados;

4. Lançar o maior número possível de candidaturas aos governos estaduais;

5. Ampliar a bancada no Senado Federal;

6. Ampliar as bancadas nas Assembleias Legislativas;

7. Fomentar a participação de novos quadros na política;

8. Fomentar políticas de inclusão social e desenvolvimento trabalhista;

9. Defender um modelo de Estado que seja mínimo para fomentar a livre iniciativa, mas que, ao mesmo tempo, seja suficientemente forte, regulador, democrático e centrado nas prioridades sociais;

10. Assegurar Saúde, Educação e Segurança de qualidade a todos os brasileiros, com apoio para as famílias mais carentes;

11. Defender as liberdades de expressão e opinião e o direito do cidadão à informação verdadeira;

12. Estar ao lado da sociedade, do empreendedor, do trabalhador, das mulheres, dos jovens, da família brasileira, especialmente das menos favorecidas, que exigem respeito ao dinheiro público;

13. Assegurar sustentabilidade e preservação ambiental como fundamentos do desenvolvimento do Brasil e o papel de liderança global do País no setor;

14. Defender legislação clara e simples como forma de estimular o espírito empreendedor, desburocratizando e oferecendo segurança jurídica para investimentos produtivos;

15. Defender comportamento ético, coerente e transparente dos governantes e da classe política;

16. Alargar as fronteiras das cadeias produtivas de maneira sustentável e responsável;

17. Defender de maneira intransigente a ciência, a tecnologia e a inovação;

18. Reafirmar que o PSD praticará sempre a boa política, com diálogo, sem fazer “oposição pela oposição”.

Reafirmamos que faremos política para ajudar o Brasil. Nossos adversários não são inimigos a eliminar, mas cidadãos com os quais vamos dialogar, sem violências ou radicalismo;

Com nossas crenças e equilíbrio, respeitando as diferenças, vamos à luta unidos para pacificar o Brasil e construir um País mais sustentável, moderno, desenvolvido, ético, justo, inclusivo e solidário.

Esse movimento será um polo construtivo, transformador, de convocação e envolvimento da sociedade.

Vamos à vitória com nosso trabalho, com fé no Brasil e com a força e grandeza dos nossos sonhos!