TRE vai promover debates virtuais sobre diversos temas ligados ao processo eleitoral

A Escola Judiciária Eleitoral está organizando diversos debates sobre aspectos relacionados às Eleições 2020. Todos os eventos serão virtuais, transmitidos no canal do TRE no YouTube.

Serão seis lives e um debate gravado em vídeo. Durante as lives, o público poderá enviar perguntas pelo bate-papo do YouTube.

A primeira foi nessa quinta-feira (02) e abordou o tema Desinformação e eleições. Assista à íntegra do debate no YouTube. Confira as próximas:

13/07, 10h: Antes do Voto – Pré-campanha (propaganda antecipada)

20/07, 10h: Antes do Voto – Pré-campanha (condutas vedadas)

21/07, 19h: Conversando sobre a segurança do processo eletrônico de votação

27/07, 10h: Antes do Voto – Pré-campanha (candidaturas femininas)

Todos os debates do projeto Antes do Voto são organizados em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). O objetivo desse projeto é divulgar as regras aplicáveis às eleições aos candidatos em potencial, às agremiações partidárias e às pessoas diretamente envolvidas nas campanhas eleitorais, como advogados, contadores, jornalistas, policiais, dentre outros.

Debate gravado

No dia 16 de julho, será disponibilizado, também no canal do TRE no YouTube, o vídeo de uma conversa sobre o tema Participação das pessoas com deficiência na política e acessibilidade eleitoral. Esse é mais um da série de debates sobre a participação de minorias na política.

No dia 07 de maio, foi realizada uma live sobre os impactos da pandemia de covid-19 nas candidaturas femininas. No dia 16 de junho, foi publicado um vídeo com um debate sobre a luta pelos direitos da população negra, que abordou a questão da igualdade política. Esse evento faz parte do Cine-café, iniciativa da Escola Judiciária que busca promover o debate e a reflexão sobre temas relacionados aos mais variados enfoques da cidadania, a partir de trechos de filmes previamente selecionados. Na ocasião, o filme que embasou a conversa foi “Selma: uma luta pela igualdade”.

Informações e imagem: TRE-MG