Em encontro com o ministro de Minas e Energia, senador licenciado Alexandre Silveira (PSD-MG), representantes dos petroleiros reafirmaram a importância da reconstrução do Sistema Petrobras. Os dirigentes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) destacaram pontos como o papel da estatal na transição energética e o fortalecimento do parque de refino da Petrobras.
A FUP reforçou o apoio ao projeto proposto pelo novo governo, de resgate da soberania nacional e de uma transição energética, se colocando à disposição para um amplo debate sobre a pauta da categoria petroleira para reconstrução da Petrobrás e o fortalecimento do setor de óleo e gás no desenvolvimento do país.
Os dirigentes sindicais reiteraram também a necessidade de a estatal ter protagonismo na transição energética para que ocorra de forma justa e sustentável e com geração de empregos e renda para o povo brasileiro. Por isso, a comitiva dos petroleiros ressaltou a urgência da Petrobras voltar a ser uma empresa integrada e retomar papel central no setor de fertilizantes e petroquímicos.
“O ministro se mostrou bastante receptivo, concordando que é muito importante a utilização do gás para produção de fertilizantes e que isso precisa ser feito o mais rápido possível. Ele se colocou à disposição para novas reuniões e enfatizou que está aberto a um processo permanente de interlocução com as organizações sindicais”, ressaltou o diretor da FUP, Gerson Castellano.
Outro ponto tratado com o ministro foi o fortalecimento do parque de refino da Petrobrás e a suspensão imediata das vendas de ativos.