Silveira lidera corrida ao Senado em Minas Gerais

O candidato do PSD à reeleição como senador por Minas Gerais, Alexandre Silveira, lidera a disputa quando tem seu nome associado a Lula e ao candidato do PSD ao Governo do Estado, Alexandre Kalil. A constatação é da pesquisa do Instituto F5 Atualiza Dados, divulgada pelo jornal Estado de Minas na sexta-feira (2). No levantamento, Silveira tem 29,5% das intenções de voto nesse cenário.

Em segundo lugar aparece com 18,8%. No cenário em que os postulantes ao Senado Federal são apresentados ao eleitorado por meio de associações a outras lideranças políticas, há 19,2% de indecisos. Potenciais votos brancos/nulos são 10,1%. As abstenções correspondem a 0,5% do todo. “A polarização nacional está com força total na eleição para o Senado em Minas”, diz Domilson Coelho, diretor-executivo do Instituto F5.

Na pesquisa estimulada convencional, em que a lista de chapas concorrentes é mostrada aos entrevistados sem que haja a menção a apoios externos, Cleitinho e Silveira empatam tecnicamente na liderança – têm, respectivamente, 15,9% e 15,2%.

Os pesquisadores do Instituto F5 Atualiza Dados fizeram 1.625 entrevistas presenciais, em todas as regiões de Minas, entre os dias 29 de agosto e 1° de setembro. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95%. A pesquisa está registrada junto ao TSE sob os números MG-03242/2022 e BR-01335/2022. A eleição para o Senado será disputada em 2 de outubro, data do primeiro turno geral.