Lideranças do PSD manifestaram indignação, no fim de semana, pela grave situação enfrentada pela população de Manaus em razão do colapso do sistema de saúde local. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, se manifestou na sexta-feira (15), por meio do Twitter. Ele ofereceu vagas disponíveis em UTIs na capital mineira para moradores da capital do Amazonas e disse que receberá crianças da mesma localidade.
Na mesma publicação, Kalil externou sua indignação com a falta de oxigênio para pacientes com dificuldades respiratórias em Manaus, incluindo pessoas com covid-19. “Estou perplexo e indignado. Que país é esse?”, publicou o prefeito.
O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) também reforçou que, por mais impopulares que sejam as medidas de restrições e distanciamento social, elas ainda hoje são a forma mais eficiente de controle da proliferação da pandemia.
“A situação vivenciada em Manaus é chocante e inacreditável, é de sangrar o coração. Torço para que a vacinação que se aproxima ponha fim a esse pesadelo que vivemos no Brasil e no mundo. Espero, e estou cobrando isso, que o governo federal tome as providências para auxílio imediato à população, de forma que os pacientes contem com os insumos necessários para o tratamento da doença e tenham, acima de tudo, dignidade”.